Colaboradoras
Nós existimos para dar mais visibilidade a mulheres ecólogas. Veja quem faz parte desse projeto:
Elvira D’Bastiani
Coordenadora geral (2020 - atualmente)
Elvira é ecóloga de doenças, com foco na ecologia e na evolução de doenças infecciosas. Atualmente Elvira realiza um pós-doutorado no laboratório da professora Ana Bento (anabento.io), no Departamento de Saúde Pública e Ecossistêmica da Cornell University, em Nova Iorque, EUA. Sua pesquisa investiga, de forma complexa, como as interações entre patógenos e hospedeiros moldam e são moldadas por mecanismos e processos ecológicos e evolutivos em diferentes ambientes e escalas. Atualmente, ela busca compreender a dinâmica ecológica e evolutiva de vírus transmitidos por mosquitos que causam doenças infecciosas em humanos e em animais silvestres nas Américas. Em seu trabalho, ela adota uma abordagem transdisciplinar sofisticada para integrar dados empíricos a elementos de ecologia, história evolutiva, epidemiologia, fatores socioeconômicos, modelagem matemática e computacional, a fim de desvendar os processos que fundamentam essas interações complexas.
.jpg)
E-mail: elviradbastiani@cornell.edu

Ana Paula Lula Costa
Coordenação de Conteúdo (2022 - atualmente)
Ana Paula é Bióloga licenciada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Mestre e Doutora em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente atua como pesquisadora de pós-doutorado no Instituto Oswaldo Cruz (IOC/FIOCRUZ), no Laboratório de Biologia e Parasitologia de Mamíferos Silvestres Reservatórios. Sua pesquisa investiga a influência das mudanças climáticas e da paisagem natural na dinâmica das interações entre parasitos e seus hospedeiros. Seu principal interesse é entender como os aspectos sociais, econômicos e ecológicos têm moldado o complexo sistema das doenças infecciosas de origem zoonótica em humanos e animais silvestres, e para isso utiliza abordagens quantitativas de sistemas complexos, modelagem espacial e machine learning. Em suas horas livres, gosta de viajar, fazer trilhas e conhecer novos lugares. Além do Mulheres na Ecologia, Ana Paula também atua como Embaixadora da Rede Brasileira de Reprodutibilidade.
E-mail: anapaulalula@gmail.com
Myrna Elis Ferreira Santos
Coordenação Newsletter (2022 - atualmente)
Myrna Elis é Bióloga graduada pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), mestre e atualmente doutoranda em Conservação da Biodiversidade Tropical pela mesma instituição. No mestrado, investigou as relações entre distância funcional e filogenética em comunidades de peixes, destacando padrões de diversidade e estruturação ecológica. No doutorado, dedica-se a questões em macroecologia, com foco em redes de interações ecológicas. Atua em ecologia de comunidades, ecomorfologia, diversidade funcional e filogenética, com especial interesse em abordagens interdisciplinares na ecologia. Além do projeto Mulheres na Ecologia, também integra as iniciativas Liga das Mulheres Pelo Oceano e a Black Women in Ecology, Evolution, and Marine Science (BWEEMS).
E-mail: myrnaelis.bio@gmail.com
.jpg)

Fernanda Cristina Souza
Coordenação de Produção Visual (2024 - atualmente)
Fernanda Souza é pesquisadora em Ecologia na Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com a Rede Amazônia Sustentável (RAS) e o Centro Avançado em Pesquisas Socioecológicas para a Recuperação Ambiental da Amazônia (CAPOEIRA). Sua pesquisa investiga a recuperação funcional de características regenerativas de plantas em comunidades arbóreas amazônicas após distúrbios por fogo e durante a sucessão secundária. Seus interesses incluem interações planta-animal, ecologia de florestas tropicais, ecologia funcional, ecologia de comunidades e macroecologia. Em suas pesquisas, ela integra abordagens quantitativas e espaciais para compreender como fatores ambientais e humanos moldam a diversidade e o funcionamento das comunidades vegetais. Além disso, possui experiência docente no ensino básico, técnico e tecnológico, com ênfase em educação ambiental e comunicação científica.
Júlia Angeli
Coordenação das Mídias Sociais e da LE Ecologia (2024 – atualmente)
Júlia Angeli é bióloga licenciada pela UFLA, onde se envolveu em projetos de pesquisa em educação ambiental e iniciativas socioambientais. Possui especialização em Gestão Ambiental Integrada pela PUC Minas. Atuou como professora de Ciências e Biologia nos anos finais do ensino fundamental e médio na rede pública de ensino. É mestra e atualmente doutoranda em Ecologia e Conservação da Biodiversidade na UESC, onde sua pesquisa possui foco na macroecologia, buscando entender os impactos das mudanças climáticas sobre a distribuição de palmeiras. Nas horas livres, aprecia yoga, leitura, filmes, séries e a companhia de sua família e seus cachorros (Sophia, Falcão e Duque). Gosta de conhecer novas cafeterias e restaurantes, e também aprecia momentos de conexão com a natureza e a contemplação de pores do sol em diferentes lugares.
E-mail: juliaangeli34@gmail.com


Lynthelly Vianna
Coordenação da LE Biografias (2024 - atualmente)
Lynthelly é ecóloga pela UFPB, onde se dedicou aos três pilares universitários (estágio à docência, projetos de extensão e iniciação científica), além de ser atuante no Movimento Estudantil Unificado. Graduada como aluna destaque da turma 2022.1 recebendo o Prêmio Láurea Acadêmica. Atualmente, está como mestranda do PPG Biodiversidade e Conservação da Natureza pela UFJF, onde vem realizando o diagnóstico ambiental de nascentes inseridas em um gradiente de degradação na Mata Atlântica na Zona da Mata mineira. Adicionalmente, investe seu tempo nas tocadas com o Grupo de Maracatu Trovão da Roza; apresentações com o AYA - Balé Afro Muvuka; e, construções com o Coletivo MARGEM - Mulheres Afrocentradas em Movimento.
E-mail: lynthellyv@gmail.com
Juliana Rosa Matias Ciccheto
Coordenação da LE Ecologia em Pauta (2021 - atualmente)
Juliana Ciccheto é bióloga licenciada e bacharela pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde atualmente cursa o doutorado no mesmo programa. Integra o Laboratório de Interações Biológicas, desenvolvendo pesquisas sobre como a paisagem e o dinamismo ambiental, incluindo as mudanças climáticas, influenciam processos evolutivos, com ênfase no uso de modelagem computacional. Tem interesse em evolução, síntese estendida e áreas correlatas. Fora da pesquisa, aprecia a leitura, maratonar séries e compartilhar bons momentos com amigos, sempre acompanhados de um cafézinho.
E-mail: cicchetoju@gmail.com


Caroline Cuervo Santos
Gerenciamento do website e da lista de colaboração entre ecólogas
(2024 - atualmente)
Caroline Cuervo é bióloga, mestre e doutoranda em Biodiversidade pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Sua pesquisa busca investigar a biogeografia dos anuros da Mata Atlântica por meio de uma abordagem integrativa que une biogeografia, ecologia e evolução, com objetivo de determinar as regiões biogeográficas para o grupo no domínio morfoclimático e entender como e quando ocorreu a colonização do domínio ao longo do tempo por meio da estimativa de áreas ancestrais e taxas de diversificação em diferentes grupos de anuros. Tem interesse em biogeografia, macroecologia, evolução, investigações de padrões e processos que determinam a distribuição de espécies no ambiente e herpetologia. Além disso, se envolve em diversos projetos de extensão, organização de eventos e no estudo de línguas, sempre acompanhada de um bom cafézinho. Quando possível, tenta estar em contato com a natureza para restabelecer as energias.
E-mail: caroline.cuervo@unesp.br
Laryssa Negri Peres
Coordenação da Gestão Financeira (2021 - atualmente)
Laryssa Negri é bióloga formada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e mestre em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). No mestrado, desenvolveu pesquisa junto a pequenos agricultores familiares, investigando como a paisagem e o manejo adotado nas propriedades influenciam a polinização de cultivos agrícolas. É cofundadora da Colmeia Ambiental, empresa dedicada à educação ambiental. Sua trajetória profissional ocorre majoritariamente fora da academia, em setores públicos e organizações não governamentais. Atuou como pesquisadora de campo em projetos de manejo de espécies exóticas invasoras e monitoramento da biodiversidade, com experiência em mediação de conflitos e elaboração de estratégias de conservação em diálogo com comunidades tradicionais, como o povo indígena Pataxó. Nas horas vagas aprecia uma boa leitura e estar com os amigos, desfrutando ambientes que a conectam com a natureza. Sempre que possível, dedica tempo às artes e à costura.
E-mail: laryssa.negrip@gmail.com


Miriam Reyes Ortiz
Coordenação da LE Representatividade (2024 - atualmente)
Miriam é bióloga pela Benemérita Universidad Autónoma de Puebla (BUAP - MX) e mestre em Ciências pelo Instituto de Ecologia A.C. (INECOL - MX), com período sanduíche na Organization for Tropical Studies (OET - CR). Tem trabalhado em projetos de educação ambiental e conservação. Atualmente é doutoranda no programa de Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) onde tem atuado como estagiária de práticas docentes na graduação. Sua pesquisa busca entender a distribuição potencial dos tatus como reservatórios silvestres e identificar padrões da hanseníase associada a essas espécies em um contexto ecológico e de saúde pública. Em seu tempo livre adora armar quebra-cabeças, correr e ou fazer trilhas.
E-mail: miriam.re.ortiz@gmail.com
Isis Campos Gonçalves
Coordenação da LE Ecologia para Crianças (2024 - atualmente)
Isis Campos Gonçalves é licenciada em Ciências Biológicas pela UFRRJ (2017) e mestre em Ecologia pela UFSJ (2022). Atuou em pesquisa no Laboratório de Ecologia de Peixes (UFRRJ) e participou do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI/CAPES) em Coimbra, Portugal. Tem experiência em monitoria e docência em Biologia, Ciências, Física e Química em diferentes instituições de ensino. Atualmente é professora no Projeto IFF_FORMATEC Maricá + Técnico, além de produtora de conteúdo científico no Projeto de Extensão Mulheres na Ecologia. Paralelamente, dedica-se a atividades artísticas e culturais, como canto, dança, desenho, escrita de crônicas e aventuras.
E-mail: isis_cgv@hotmail.com


Maria Eduarda Mondaini
Coordenação de Desenvolvimento e Pesquisa (2023 - atualmente)
Maria Eduarda é estudante de Ciências Biológicas na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) com forte interesse em ecologia, conservação e divulgação científica. Integra o Laboratório de Bioecologia Marinha da UFES (LABEMAR) atuando na caracterização biométrica do pescado e na biologia reprodutiva de espécies de peixe com importância comercial para o Espírito Santo, além de desenvolver ações de extensão voltadas à desmistificação de tubarões e raias. Também é Coordenadora de Desenvolvimento e Pesquisa do projeto "Mulheres na Ecologia", com o objetivo de supervisionar e organizar as pesquisas científicas realizadas ou articuladas pelo projeto.
E-mail: mondaini.2020@gmail.com
Andreza Catarina Medeiros Santos
Coordenação Datas Especiais (2025 - atualmente)
Andreza Santos é licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Atualmente, é mestranda no Programa de Pós-graduação em Biodiversidade - PPGbio pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, onde é bolsista pela CAPES e está se especializando em Docência na Educação Profissional Tecnológica pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - IFMS. Ao longo da sua experiência, participou de monitorias, projeto de iniciação científica e foi estagiária no laboratório de Meiofauna, no qual trabalhou em reservatórios do município de Cuité-PB, investigando a qualidade da água dos mananciais através de bioindicadores ambientais. No mestrado investigou a relação das variáveis ambientais e da pluviosidade sobre os índices funcionais e taxonômicos de assembleias de peixes em reservatórios do semiárido.
E-mail: andrezacatarina057@gmail.com


Daiana Reis Pelegrine
Daiana Reis é licenciada e bacharela pela UFSJ, mestre em Ecologia e atualmente doutoranda pela UFMG. Atua na área da educação desde 2011, com experiência que abrange desde o ensino fundamental até a graduação, incluindo apoio didático e cursinhos pré-vestibular. Sua trajetória acadêmica e profissional é marcada pela dedicação à ecologia aquática, com ênfase na dinâmica de nutrientes e na ecologia de comunidades, utilizando macroinvertebrados bentônicos como bioindicadores. Possui sólida experiência em consultoria ambiental. Seu atual projeto de pesquisa investiga o uso de isótopos estáveis como ferramenta para rastrear a matéria orgânica em rios impactados por desastres ambientais, como o Rio Doce, contribuindo para a compreensão e recuperação desses ecossistemas.
Maria Elizabeth Barbosa de Sousa
Maria Elizabeth é bióloga, apaixonada pela botânica, conservação da biodiversidade e educação. Doutoranda em Botânica (PPGBOT-UEFS), com foco na pesquisa voltado para a ecologia de briófitas em ecossistemas de montanha. Meu trabalho busca compreender as interações dessas plantas com o ambiente e seus papéis ecológicos na manutenção desses ecossistemas. Fora do laboratório, atuou em projetos de popularização da ciência, iniciativas de mentoria, educação e trabalhos voluntários. Meu compromisso é tornar a ciência acessível a todos, despertando curiosidade e entusiasmo pelo conhecimento. Tenho experiência na coordenação de núcleo de pesquisa, organização de eventos científicos e revisão de trabalhos acadêmicos.


Mariana Silva Ferreira
Mariana Silva é bióloga, mestre e doutora em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com período de doutorado realizado na Universidade de Sydney (Austrália). Realizou pós-doutorado na UFRJ (CNPq/PELD) e na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC-Arapyau), e atuou como docente de graduação e pós-graduação na Universidade Veiga de Almeida (UVA), na UFRJ e na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-NUPEM). Sua pesquisa busca identificar os fatores determinantes da dinâmica populacional e da história de vida de mamíferos, com ênfase em marsupiais. Além disso, Mariana pesquisa sobre os processos responsáveis pelo sucesso da restauração de florestas tropicais. Além do projeto Mulheres na Ecologia, também atua no Projeto PREPARA ECO, curso preparatório voltado para o ingresso de grupos minorizadosno Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UFRJ.
Rayssa Lima dos Santos
Rayssa Lima é bióloga Mestre em Biodiversidade e Conservação, Doutorado em Biologia Animal. Possuo aperfeiçoamento em Educação Ambiental e Justiça Climática no Nordeste, sou pós-graduanda da especialização em Culturas Oceânicas (UFPE) e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e meio ambiente (UFPE), além de aluna de graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas (UFPE). Atuou com ecotoxicologia de répteis aquáticos e atualmente trabalha com ecologia de paisagens. Possui interesse em temas relacionados à conservação ambiental, educação científica e divulgação do conhecimento. É coordenadora-fundadora do Projeto de Educação Ambiental: Bichos da APA Aldeia-Beberibe, que busca ampliar a valorização da fauna e flora locais, fortalecer o pertencimento comunitário e contribuir para práticas de conservação integradas ao cotidiano da população.


Camila Queiroga Vieira
Camila Queiroga é licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no Centro de Formação de Professores (CFP), mestranda em Biodiversidade pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no Centro de Ciências Agrárias (CCA), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e especializanda em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), campus Serra Talhada. Durante a graduação, fui bolsista dos programas de Iniciação à Docência (PIBID) e de Residência Pedagógica (PRP), ambos do subprojeto Biologia, financiados pela CAPES. Atualmente, desenvolvo pesquisas voltadas à estrutura e dinâmica de comunidades, com ênfase na ecologia de formigas em ambientes fragmentados, investigando especialmente a estequiometria ecológica desses organismos.
Hieza Schleweis
Hieza Schleweis é licenciada em ciências biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), instituição onde atualmente cursa o bacharelado em ecologia. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PGBV UERJ). É vinculada ao Laboratório de Ecofisiologia Vegetal da UFRJ, onde atua na ecohidráulica de espécies de restauração ecológica da Mata Atlântica. Sua pesquisa tem foco em entender os mecanismos de resistência ao estresse hídrico e sobrevivência à seca, de mudas de espécies utilizadas em plantios de restauração.


Keyla Robert Dantas de Oliveira
Keyla Robert é bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp/Bauru) apaixonada por conservação da biodiversidade marinha e educação ambiental. Durante a graduação, dedicou-se a iniciação científica focada nas alterações comportamentais e morfológicas de diferentes espécies de anêmonas do mar ao ter a ingestão de microplásticos, realizando experimentos etológicos, coletando dados como peso, tamanho, quantidade de ingestão e explorando os impactos da poluição plástica no ecossistema marinho. Essa experiência motivou a ir além da pesquisa e, atualmente, realiza pós-graduação Lato Sensu em Educação Ambiental pela Universidade de Marília (Unimar) com o objetivo de transformar o conhecimento científico em ferramentas práticas para conscientizar e inspirar as pessoas.
Priscila Mateus Couto
Priscila Mateus é graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Integrou o Mulheres na Ecologia em 2025, onde busca contribuir desde então para o crescimento do projeto e sua área da comunicação.


Tatiana Ferreira de Lima
Com formação em Biologia e em Gestão ambiental, possui mestrado em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento (UFRJ) e em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (UERJ). É especialista em Estratégias para Conservação da Natureza (IFMS) e atualmente cursa a especialização em Culturas Oceânicas (UFSC). Atua na educação desde 2011, com ampla experiência no ensino básico. Atua como tutora à distância no curso de especialização em docência para educação profissional (IFSUL). Sua trajetória acadêmica é marcada pela dedicação à ecologia aquática, com foco em ciência cidadã, educação ambiental e ecoturismo em áreas de conservação. Tem especial interesse em temas como conservação ambiental, biologia marinha, ecologia aquática e ciência cidadã.
Millani Mendonça dos Santos
Millani Mendonça é licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB) - Campus Cabedelo. Atualmente é mestranda no Programa de Pós-graduação em Biodiversidade - PPGBio, na Universidade Federal da Paraíba, onde é bolsista pela CAPES, e está se especializando em Educação a Distância (EAD) na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) - (UFPB). Durante a graduação atuou nos programas de Iniciação à Docência - PIBID e Residência Pedagógica - (IFPB). Apaixonada pela Botânica. É integrante do Laboratório de Fisiologia e Evolução de Plantas (LaFiEP), onde desenvolve pesquisa com filogenia e fisiologia de sementes do gênero Solanum, com atenção às linhagens nativas, buscando compreender a relação da germinação das sementes com a história evolutiva das espécies.


Alice Meira Gomes Dórea
Alice Meira é mestranda em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável pela ESCAS/IPÊ, é bacharel em Ciências Biológicas (UNICID) e formada também em Publicidade e Propaganda (UCSAL). Possui também, mestrado em Administração pela UFBA, onde desenvolveu pesquisa sobre Marketing Digital aplicado à Educação Ambiental. Sua trajetória acadêmica e profissional combina comunicação, marketing e biologia, com foco em estratégias de sensibilização ambiental e conservação da biodiversidade. Ao longo de sua experiência, participou de diferentes programas de conservação, atuando em iniciativas que buscam aproximar ciência, sociedade e natureza. Atua na produção de conteúdos, elaboração de campanhas educativas e divulgação científica. Atualmente integra a equipe de comunicação do Programa Amigos da Onça, que trabalha em prol da conservação das onças da região da Caatinga e suas presas naturais.
Joyce Maquiné
Joyce Maquiné é amazônica e tecnóloga em Gestão Pública pela Universidade do Estado do Amazonas, é especialista em Cooperativismo e Economia Solidária, Uso Educacional da Internet, Direitos Humanos, Gestão Pública Estratégica e Gestão para Educação Profissional e Tecnológica. Co-fundadora do Coletivo Ykamiabas, atua na promoção do empoderamento feminino, da justiça social e do desenvolvimento sustentável em comunidades rurais de Careiro (AM). Com experiência em Administração Pública e Organizações da Sociedade Civil, lidera iniciativas de associativismo, empreendedorismo e fortalecimento de associações rurais. Sua trajetória está profundamente conectada à ecologia, ao integrar práticas de sustentabilidade, preservação ambiental e economia solidária, reforçando a importância do protagonismo comunitário na defesa da Amazônia.


Sabrina Nascimento Silva
Sabrina Nascimento é pernambucana e graduanda em Ciências Biológicas (Bacharelado) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É apaixonada pela herpetologia, especialmente pelos sapinhos. Atualmente faz parte do Laboratório de Herpetologia da UFPE e se dedica a compreender a fase larval dos anfíbios, área na qual pretende se aprofundar na pós-graduação. Seu interesse vai além da pesquisa, envolvendo temas como conservação ambiental, anatomia, morfologia e ecologia. Movida pela curiosidade e pelo desejo de contribuir para a preservação da biodiversidade, sonha em transformar seu amor pelos anfíbios em conhecimento que possa gerar impacto positivo para a ciência e para a natureza.
Ana Luiza Epifanio de Souza
Ana Luiza é ecóloga pela Universidade Federal da Paraíba e atualmente mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Sustentabilidade (PPGECOS/UFPB) pela mesma instituição e pesquisadora do PREAMAR (Programa Estratégico de Estruturas Artificiais Marinhas da Paraíba). Ao longo da graduação e da pós-graduação desenvolveu pesquisa na região costeira, sobretudo, no litoral norte do estado da Paraíba. Apaixonada por paisagens e curiosa para entender as relações entre a biodiversidade e a geodiversidade, desenvolveu na ecologia pesquisas relacionando fatores bióticos e abióticos das paisagens costeiras. Atualmente, no mestrado, teve como foco de suas pesquisas as dunas costeiras, analisando e compreendendo a sua relação Sócio-Ambiental em uma Unidade de Conservação. Para além das pesquisas, também participou de projetos de extensão, principalmente os relacionados à Educação Ambiental, sendo o principal deles o projeto de extensão ‘ECOS: Mostra de Cinema Ambiental’.
